Encomendas
Ao longo dos anos fui recebendo convites para moderar mesas, fazer oficinas, mas também para ajudar a criar objectos sonoros. É sempre um privilégio responder a desafios e pensar o som para diferentes lugares.
Maratona de Leitura da Sertã
24 horas a ler
A Maratona da Leitura é hoje um dos principais eventos culturais do Interior português, cujo principal propósito é desafiar os leitores a ler em voz alta excertos de obras dos seus autores preferidos.
Desde 2018 desenvolvo um trabalho com a Maratona no sentido de criar um arquivo sonoro a partir de gravações com os participantes.
Projecto Access
Quinta Alegre, Lisboa
Um projecto desenvolvido entre 2019 e 2022 em colaboração com outras 7 cidades europeias. O objectivo é olhar para os territórios com menor presença da Cultura Municipal de Lisboa.
O trabalho foi desenvolvido na freguesia de Santa Clara, no espaço Quinta Alegre, recorrendo a entrevistas (vídeo, áudio e escrita) com moradores e protagonistas.
Montras Matosinhos
Boa vizinhança
Trabalhar o conceito de “boa vizinhança” e, por outro lado, promover o comércio local. Foi assim que nasceu este projecto, da cabeça da autora, editora e livreira Adélia Carvalho que me desafiou a juntar conversas e algumas cantorias de moradores e comerciantes da cidade nortenha num longo postal sonoro emitido em altifalantes colocados nas ruas.
Festival Onomatopeia
Postal sonoro
O Onomatopeia é um Festival de Literatura Infantojuvenil que decorre em Valongo no mês de Maio e que é dirigido pela escritora, editora e livreira Adélia Carvalho. Durante a pandemia foi necessário virar o evento de pernas para ar.
Nessa demanda, criei um postal sonoro para ser emitido nas ruas com dezenas de contributos. Todos eles… onomatopeias!
Rádio Benfeita
Projecto comunitário da aldeia
Trabalho realizado no âmbito de um projecto comunitário na aldeia da Benfeita, concelho de Arganil, em 2013. Durante vários dias foram recolhidos – por crianças - sons e depoimentos junto de pessoas que vivem, trabalham e passam férias nesta aldeia de xisto que em 2017 foi fustigada pelos graves incêndios que afectaram a Região Centro. A pivô desta reportagem é a Luísa, uma menina que conhece a Benfeita como a palma da mão.